Trabalhar de casa, sem precisar se deslocar todo dia para o trabalho e perder tempo no trânsito é um privilégio. Entretanto, isso pode ser tornar um grande desafio para mães.

Ser produtiva em meio a tantas distrações pode ser bem difícil. Mas a boa notícia é que com um pouco de determinação, disciplina e organização da rotina é possível manter o trabalho em dia e ainda curtir os filhos.

Por isso preparamos algumas dicas simples para você organizar a rotina e melhorar seu desempenho no home office.

Como ser mais produtiva no Home Office

Primeiramente, se o trabalho home office é uma novidade para você, talvez seja necessário algum tempo para se acostumar com os novos desafios que você talvez não tinha no escritório.

Antes de mais nada, é importante ter um cronograma definido e cumprir cada item. Evitar dormir ou demorar muito no café da manhã também são ótimas dicas.

Mas a verdade é que todo mundo é diferente. Algumas pessoas trabalham melhor na desordem, enquanto outras não conseguem se concentrar a menos que seu espaço de trabalho esteja organizado.

Assim, independentemente do seu estilo, aqui estão algumas dicas para facilitar o trabalho home office. Vamos lá?

Organize seus horários

Quando trabalhamos em nossa casa, corremos o risco de nos perdemos nos horários. Afinal, situações como o horário de almoço ou as pausas para descanso podem se tornar verdadeiros vilões da produtividade.

O ideal é fazer uma pequena tabela com os seus horários e entregar para os adultos da casa. Dessa forma, eles deverão entender que dentro daquele horário você não deverá ser incomodada com alguma distração ou outro tipo de tarefa.

Planeje todo o seu dia

Assim como o trabalho no escritório, em que há uma agenda ou cronograma que você deve cumprir durante o dia, o trabalho home office precisa de organização e disciplina para dar certo.

Afinal, a maior cobrança partirá de você mesma em como o seu dia será proveitoso.

Uma boa maneira de criar esse planejamento é usar um quadro do tipo lousa, ou algum aplicativo de tarefas, em que todos os seus afazeres diários possam estar disponíveis lá.

Ao final de cada dia, faça um check-list de tudo o que foi feito. Se faltar algo, você já deixa como prioridade para o dia seguinte.

Crie um ambiente de trabalho

A atenção é muito importante no desempenho de qualquer função, e no home office não seria diferente.

Logo, se você quer melhorar a sua concentração e produtividade é essencial ter um ambiente agradável e livre de distrações para trabalhar.

Mas não estamos falando aqui de uma sala exclusiva, com móveis específicos.

Deixar o seu home office organizado, mesmo em um espaço pequeno, não é complicado. Antes de mais nada, use uma cadeira confortável e tenha à mão tudo o que precisa para trabalhar.

Uma boa ideia é colocar um quadro ou um vaso com planta para dar mais vida ao espaço.

Estas dicas para montar o seu home office também podem ser bastante úteis.

Peça ajuda

Um ponto de apoio muito importante para quem é mãe e precisa trabalhar de casa é a família.

Sabemos que as crianças amam a presença dos pais por perto, e nesse caso, como você estará em casa, eles podem não distinguir o período de trabalho do período livre.

Para que o trabalho não seja afetado, o melhor é conversar com a família para que possam lhe ajudar com os filhos.

Durante o período de trabalho você deve se dedicar para não atrasar ou acumular tarefas. Após isso você pode aproveitar à vontade o tempo com seus filhos.

Uma dica é usar as pausas para dar uma olhadinha ou ficar um tempinho com as crianças. Assim você aproveita e descansa um pouco também. O ideal é fazer pausas de 15 minutos a cada hora.

A compreensão e ajuda dos seus familiares e amigos pode ajudar bastante na sua produtividade.

Leia também: Dicas para contratar uma babá com segurança

Se alimente bem

Pode parecer bobagem mas uma boa alimentação faz toda a diferença para a produtividade no trabalho.

Uma dieta rica em doces e massas geralmente proporciona uma menor disposição, pelo tipo de micronutriente que compõe esses alimentos.

Ao acordar, faça uma boa refeição e curta o momento com seus familiares. Saboreie esse momento e vá trabalhar bem alimentada tanto de nutrientes como de bons momentos.

Saia um pouco

Trabalhar e descansar em casa pode trazer a sensação de que você vive em um eterno looping profissional e pessoal.

Entretanto, você pode dar uma “quebrada” na rotina. Por exemplo, você pode marcar de ir a um café com seus colegas para discutir sobre algum projeto. Isso fará com que sua mente se sinta mais feliz por esse momento social.

Também é importante lembrar que você poderá fazer essas saídas sozinha. Muitos ambientes como cafeterias disponibilizam tomadas próximas às mesas para quem usa laptop.

Tenha foco

Sabemos que esse último item não é muito fácil de ser alcançado, afinal você tem crianças em casa querendo sua atenção para alimentação, brincadeiras ou até para uma soneca.

Nesse caso, reserve um tempinho de interação com seus filhos e combine com eles que durante um tempo eles irão fazer outra atividade, enquanto você vai trabalhar.

Enfim, o diálogo com seus filhos pode ajudar muito a sua concentração e foco.

COMPARTILHE
Categorias: Carreira

Vânia Santos

Psicóloga, Mãe de 3 filhos e contribuidora do Blog Anjo Querubim.

0 comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

© 2019 Anjo Querubim - Todos os direitos reservados.